Converse com o autor

Pessoal, abro esse espaço para que possamos trocar ideias, compartilhar experiências, opiniões e conceitos. Também deixarei aqui qualquer notícia sobre as obras. Sejam bem-vindos! :-)

4 comments:

  1. Olá Silvio!
    Primeira mente gostaria de agradecer pela gentileza de me emprestar o livro impresso. Achei a leitura muito agradável e fiquei com a sensação de ter lido uma obra introdutória que apontou para várias questões relevantes da minha vida. Como Ruth explicou que eu poderia enviar dúvidas então aí vai à primeira: Quando Violante (?) ataca seu pai para defender sua irmã deficiente, ela atua (?) sob o comando de uma de suas encarnações anteriores (o guerreiro de Atlântida). Como e por que ocorre esse tipo de situação? Essas encarnações anteriores constituem o próprio espírito? São evocadas apenas quando o espírito está encarnado? Bom, pra começar é isso.
    Muito obrigada
    Marcela
    PS: Tenho dito á Ruth que venho enxergando sentido em coisas que antes me pareciam totalmente descabidas na minha vivência religiosa. Lendo seu livro e assistindo Nosso lar lembrei-me de uma passagem bíblica que antes eu só havia escutado em pregações sobre desobediência e que por isso me causavam antipatia simplesmente. Pensava: “Usar essa tola história parecida com conto infantil...” Nunca fizeram tanto sentido para mim como agora:
    E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
    E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

    Jonas 2:1-2As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

    Jonas 2:5Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
    Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

    Jonas 2:7-8

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marcela, que ótimo!

      Fico feliz que tenha gostado! A resposta é um pouco longa, e espero que não fique muito cansativa. Vamos lá!

      Na passagem, é ilustrado o que se conhece como Emersão no Passado. Naquele momento, ocorrem pelo menos dois fenômenos combinados: animismo e o que vou chamar de condensação energética, que produziriam aquele efeito.

      Como e porque ocorre?

      1) Animismo: manifestação do próprio espírito enquanto o corpo físico encontra-se em transe. O espírito, nesse estado, age mais livremente e pode buscar, digamos assim, habilidades que possui, sentimentos há muito esquecidos ou já aprimorados, ou seja, ele pode resgatar o que foi em algum momento no passado. O sonambulismo é um exemplo bem comum de fenômeno anímico.

      2) Condensação energética: a energia do médium exteriorizada, que podemos chamar de ectoplasma, condensa-se e pode ser utilizado de muitas formas. Esse fenômeno ocorre quando, por exemplo, corpos pesados são suspensos no ar na presença de médiuns de efeitos físicos. Isso pode acontecer em casos extremos, em que uma pessoa pode virar um carro para salvar outra. Ela não se dá conta do reforço, apenas vira o carro sem pensar no que está acontecendo.

      Na passagem, vemos o animismo quando Diana assume a habilidade de luta do guerreiro, atacando o pai e imobilizando-o, e vemos um acréscimo enorme de sua força, que vem dessa energia que, exteriorizada e moldada por ela, reforça seu corpo físico, fornecendo-lhe uma força que possuía quando encarnada como Workun. O fenômeno ocorre por necessidade: ela precisava protegar a irmã da loucura do pai e busca, dentro dela, o recurso que precisava. Junto com a habilidade, emerge toda a personalidade esquecida do guerreiro, implacável e sanguinário. O fenômeno, nesse caso, foi induzido pela vontade do espírito.

      Temos um outro caso bem semelhante quando Vilma (reencarnação anterior de Violante) ataca os invasores da sua casa, assumindo uma personalidade do passado:

      "(...) Teresa tentava, com suas mãos débeis, segurar a irmã que sentia arrepios de fúria profunda, mas foi impossível evitar que o passado negro viesse à tona. Nada mais importava além de acabar com aqueles animais (...)"

      "(...) A menina não suportou a revolta interior, voltando a ser a Telma de quinhentos anos antes. Com habilidade incompatível com aquela menina frágil, pegou um utensílio pontudo e avançou sobre eles, pegando-os de surpresa e eliminando suas vidas (...)"


      Essas encarnações anteriores constituem o próprio espírito?

      Essas reencarnações são o que o espírito foi, mas que fazem parte do que ele é no presente. Somos o resultado do que fomos até agora.


      São evocadas apenas quando o espírito está encarnado?

      Não necessariamente. Fenômenos desse tipo ocorrem também quando estamos desencarnados, assim como fenômenos mediúnicos.


      Para mais um exemplo, temos o trecho abaixo de uma obra psicografada por Xico Xavier:

      "(...) E a pobre criatura prorrompeu em soluços, enquanto um homem desencarnado, não longe, fitava-a com inexprimível desalento.

      Perplexos, Hilário e eu lançamos um olhar indagador ao Assistente, que nos percebeu a
      estranheza, porquanto a enferma, sem a presença da mulher invisível que parecia personificar, prosseguia em aflitiva posição de sofrimento.

      — Não vejo a entidade de quem a nossa irmã se faz intérprete — alegou Hilário.

      — Estamos diante do passado de nossa companheira. A mágoa e o azedume, tanto quanto a personalidade supostamente exótica de que dá testemunho, tudo procede dela mesma...
      Ante a aproximação de antigo desafeto, que ainda a persegue de nosso plano, revive a experiência dolorosa que em cidade do Velho Mundo, no século passado, e entra em seguida a padecer de melancolia. (...)"

      Nos Domínios da Mediunidade, Capítulo 22, página 209


      Espero ter esclarecido as dúvidas, pelo menos por enquanto! :-)

      Delete
  2. Oi Silvio!
    Obrigada pela resposta esclarecedora. No entanto gostaria de perguntar mais algumas coisas.
    “Essas reencarnações são o que o espírito foi, mas que fazem parte do que ele é no presente. Somos o resultado do que fomos até agora.”
    Depois de conversar sobre esse assunto com Ruth e ouvi-la dizer que podemos estar usando em certa encarnação apenas algumas faces (?) de nosso espírito (foi o que entendi do que ela disse) fiquei me perguntando:
    -Escolhemos antes da reencarnação faces (?) de nosso espírito que nos ajudarão em nosso trabalho rumo à evolução?
    - Essas faces (?) precisam ter sido utilizadas de formas positivas em outras reencarnações ou positivo e negativo neste caso depende do contexto em que viveu o espirito? Quero dizer, Diana usou a força de Workun, mas ele havia utilizado essa força certamente para matar inúmeras vezes. O fato de soltar o pai significa que ela aprendeu a usar essa força adquirida quando Workun, de forma sábia enquanto um espirito em sua totalidade?
    Obrigada.
    Marcela

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marcela!

      Que bom que consegui explicar! Vamos lá! Vou evitar ecrever demais!

      -Escolhemos antes da reencarnação faces (?) de nosso espírito que nos ajudarão em nosso trabalho rumo à evolução?

      Sim, escolhemos o que vamos trabalhar em cada reencarnação, se estivermos suficientemente esclarecidos para isso. Se ainda estivermos muito simples para escolher, nossos espíritos amigos e mais adiantados planejarão por nós, até que tenhamos condições de escolher. Eu diria que grande parte dos espíritos reencarnados na Terra já possui essa condição.

      - Essas faces (?) precisam ter sido utilizadas de formas positivas em outras reencarnações ou positivo e negativo neste caso depende do contexto em que viveu o espirito? Quero dizer, Diana usou a força de Workun, mas ele havia utilizado essa força certamente para matar inúmeras vezes. O fato de soltar o pai significa que ela aprendeu a usar essa força adquirida quando Workun, de forma sábia enquanto um espirito em sua totalidade?

      Isso mesmo, uma faculdade pode ter sido desenvolvida por motivações inadequadas, e pode ser utilizada depois em um momento de necessidade, pois não perdemos nada. Como exemplo, podemos aprender a dissecar animais e humanos em um momento primitivo, matando por maldade e ignorância, mas essa mesma habilidade pode ser útil mais tarde para um cirurgião.

      Sim, tudo foi feito para Diana provar que conseguia controlar as suas faculdades, ou faces, conquistadas, seja qual tenha sido a forma de aprendizado, sem excesso. Ao mesmo tempo, ela deveria controlar a carga de sentimentos primitivos, e essa era a prova maior, que veio à tona junto com essa força. Soltar o pai antes de assassiná-lo indica que ela conseguiu agir com sabedoria.

      Espero ter sido claro! :-)

      Delete